segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estudo de VIDA VERDE - Centro Regional de Protecção de Fauna e Flora

Estudo de VIDA VERDE-Centro Regional de Protecção de Fauna e Flora

As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.000 espécies de aves no mundo. Cada país deve ser responsável no que concerne à preservação e catalogação das aves, parte integrante do património e riqueza natural.
De mais a mais, estes espécimes desempenham um papel fulcral no equilíbrio do ecosistema, pelo que a sua extinção acarretará graves custos intergeracionais. Devem, a todo o custo, ser minimizados sacrifícios para as espécies que constituem o património natural, o que passa por uma mais exigente planificação de potenciais construções, particularmente, quando se tratem de àreas sensíveis, que merecem a qualificação no âmbito de Rede Natura 2000, como é o caso da àrea do Monte dos Vendavais.

Um parque eólico ou usina eólica é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia eléctrica.

Não obstante a sua relevância no âmbito de políticas de incentivo à utilização de energias renováveis, são susceptíveis de produzir externalidades negativas, designadamente, poluição sonora e visual, alterações geomorfológicas que comprometem o subsolo, destruição dos habitats, das espécies que levam à colisão de aves e morcegos com os aerogeradores. Pelo exposto, não é prescindível a Avaliação de Impactos Ambientais (ou AIA). Este é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projecto possível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente e que esse mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração no seu processo de aprovação. A elaboração de um AIA é apoiada em estudos ambientais elaborados por equipes multidisciplinares, os quais apresentam diagnósticos, descrições, análises e avaliações sobre os impactos ambientais potenciais e efectivos do projecto.

Considerando que os locais da Rede Natura 2000, a par das Áreas Protegidas são espaços
fundamentais para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade em Portugal, a Quercus defende que estas zonas naturais mais vulneráveis devem ser devidamente preservadas.
Os grupos faunísticos mais afectados são as aves. De entre as quais, algumas espécies importantes como a Águia-cobreira Circaetus gallicus, o Bufo-real Bubo bubo, sendo mais frequente a Águia-d’asa-redonda Buteo buteo. A Laverca Alauda arvensis e a Felosa-do-Mato Sylvia undata são também comuns.

Constata-se, ainda, a existência de morcegos, o que é natural numa zona cársica com cavidades, sendo este um dos grupos mais ameaçados pelos aerogeradores, dado o risco de colisão e o estatuto de conservação desfavorável dos mesmos. Quanto aos referidos perigos para as espécies em causa, acresce o facto preocupante de muitas destas espécies se encontrarem já num avançado grau de extinção. Estudos recentes constatam uma progressiva diminuição da quantidade destes animais, no decorrer dos últimos anos.

Em determinadas condições de vento forte as populações das localidades de Montes dos Vendavais, podem ser afectadas negativamente pelo ruído provocado pelos aerogeradores, constituindo um forte impacto social negativo.

Perante a presença desta diversidade biológica, apresenta-se como prioritário defender a sua conservação, preservando o indispensável equilíbrio e respeito pelos seres vivos que habitam a zona do Monte dos Vendavais. Concluímos, pela argumentação apresentada, que não deve ser construído o parque eólico no Monte dos Vendavais.

“A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência.” Goethe

Joana Gomes
BiólogaVIDA VERDE-Centro Regional de Protecção de Fauna e Flora